Alimentação ideal no câncer
- Rosane Cincinatus
- 2 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
Há algo no estilo de vida ocidental que favorece um grande número de doenças crônicas. Coletivamente, são conhecidas como Doenças Ocidentais ("Western Diseases"), e incluem a obesidade, a síndrome metabólica, o diabetes, as doenças cardiovasculares e o câncer. O fato destas doenças andarem todas de "mãos dadas" é sugestivo de um conjunto comum de causas. E, de fato, as evidências científicas apontam para um fator comum: a dieta.
Pesquisadores que tiveram a oportunidade de estudar sociedades com estilo de vida tradicional, no início do século passado, tais como Vilhjalmur Stefansson, Weston A. Price e Thomas L. Cleave são todos unânimes em suas observações: o câncer era uma patologia praticamente inexistente nestas tribos (mesmo nos indivíduos que viviam mais de 70 anos), a não ser que os mesmos adotassem o estilo de vida e a alimentação dos colonizadores.
A partir desses dados, podemos concluir que o desenvolvimento da câncer está diretamente ligado aos hábitos alimentates adquiridos ao longo da vida.
Uma dieta rica em carboidratos, principalmente os refinados, ricas em gordura saturada de cadeia longa, rica em aditivos químicos como corantes, conservantes, rica em agrotóxicos, em alimnetos transgênicos, em especial o trigo, a soja e o milho; isso sem falar dos fatores genéticos e ambientais; são os grandes gatilhos para iniciação do câncer!
O que mais vem me preocupando nos últimos anos, é o crescente número de pessoas portadoras de câncer cada vez em idade mais precoces. Será que o câncer na idade infantil pode teralguma associação com o cansumo alimentar de seus pais? Fica a pergunta para vocês responderem!
Já é sabido que o grande vilão do paciente portador de câncer é o carboidrato! Uma dieta rica nesse macronutriente, alimenta não só o indivíduo mais também o câncer!
Todos os tumores se alimentam de glicose! Sem a glicose, o tumor não tem como crescer.
Portanto, devemos mudar nossa postura alimentar durante o tratamento do câncer, com dieta pobre em carboidrato (low carb), rica em proteínas e gorduras!
Comments