Nutrição e Programação Metabólica Pré Natal
- Ana Paula Pujol
- 27 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

O termo metabolic programming ou programação metabólica foi introduzido na literatura por Dörner em 1974. A programação metabólica é definida como a indução, a deleção ou o prejuízo do desenvolvimento de uma estrutura somática permanente ou o ajuste de um sistema fisiológico por um estímulo ou agressão precoce, ocorrendo num período suscetível, resultando em consequências de longo prazo para a função.
Alguns fatores que afetam a programação metabólica de forma negativa já são bem conhecidos, tais como a desnutrição materna, o uso de glicocorticoides e diabetes gestacional. Tanto durante a gestação quanto 2 anos após o nascimento, a criança pode ser afetada e como consequência podem surgir, na vida adulta ou até na infância e adolescência, diversas doenças não transmissíveis, tais como obesidade, diabetes tipo 2, síndrome metabólica, doenças cardiovasculares, entre outras.
Em contrapartida, estudos recentes têm demonstrado efeitos positivos de compostos bioativos e funcionais na programação epigenética, como é o caso dos fitoesterois presentes em legumes, cereais, sementes, brócolis, cenoura, abacate, laranjas e óleos vegetais.
Rideout et al. (2015) estudaram ratas geneticamente modificados para apresentar hipercolesterolemia, e, alimentadas com dieta rica em colesterol com ou sem suplementação de fitoesterois e os efeitos nas respectivas proles. Os autores verificaram que as proles das ratas suplementadas com fitoesterois apresentaram -25% no total de colesterol, -47% no LDL-c e -41% nos triglicerídios comparado aos filhotes cujas mães não receberam a suplementação.
Além disso, estudo recente, realizado por Tarry-Adkins e colaboradores, em 2014, demonstrou que ratos com baixo peso ao nascer e crescimento rápido de recuperação está relacionado com menor concentração de Coenzima Q10 (CoQ10) no tecido aórtico e nos leucócitos, e que esta deficiência leva a problemas cardiovasculares devido ao mecanismo de estresse oxidativo aumentado e encurtamento dos telômeros acelerado. Os autores mostraram que a suplementação precoce de CoQ10 (1mg/kg de peso corporal) reverteu estes efeitos.
QUER ENGRAVIDAR? PROCURE UM NUTRICIONISTA FUNCIONAL!! SEU FILHO(A) IRÁ AGRADECER NO FUTURO...
Comments